terça-feira, 16 de setembro de 2008

Arquiteta Lina Bo Bardi

Museu de Arte de São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi





SESC Pompéia, projetado na década de 70 por Lina Bo Bardi em SP

Lina nasceu em Roma, estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930, posteriormente muda-se para Milão e consegue estabelecer escritório próprio. Durante a II Guerra Mundial enfrenta uma crise de serviços e não consegue aflorar sua criatividade por causa da ditadura que toda a europa estava enfrentando, chega até a ter o seu escritório bombardeado; se vendo em uma situação crítica, se muda para o Brasil, se encanta com os edifícos modernos no Rio de Janeiro, se instala em São Paulo e encontra um refúgio em um país mais aberto para a modernidade, que era o seu estilo mais marcante.

Lina tem uma forma de pensar muito interessante, ela consegue juntar a arte popular com a arquitetura moderna e projeta espaços que serão realmente estabelecido pelo uso das pessoas posteriormente sua construção, ou seja, ela deixa a construção "inacabada" para os usuários irem se instalando e formando a finalização do lugar de acordo com o cotidiano.

Lina Bo Bardi faleceu em 1992 deixando o projeto de reforma da Prefeitura de São Paulo inacabando, realizando o seu sonho de morrer trabalhando com a Arquitetura.

Nenhum comentário: